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Tudo o que você precisa saber para um dieta saudável

Tudo o que você precisa saber para um dieta saudável

Nós somos o que comemos, isso é um fato. Quanto melhor a nossa alimentação, melhor a nossa saúde. Uma dieta balanceada e que esteja de acordo com as nossas necessidades nutricionais consegue melhorar as defesas do nosso corpo e ofertar todos os carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais para a boa manutenção das funções orgânicas.

Além da disso, é muito importante que ela seja compatível ao seu ritmo de vida e objetivos. Por exemplo, se você pratica musculação, precisa de uma alimentação com maior teor de proteínas. Para quem vive em um ritmo acelerado, uma dieta rica em fibras e muita água ajuda a dar a energia necessária.

Veja abaixo os principais tipos de dietas e quais se adequam melhor ao seu estilo de vida!

 

Dieta para ganhar massa muscular

Esse tipo de dieta, como já foi dito, deve ser feita à base de proteínas como nutriente principal. Existem bons exemplos atualmente como a Dieta Low Carb, que em português significa dieta com baixo teor de carboidratos. Assim, reduzimos a quantidade de açúcar e aumentamos a quantidade de proteínas. É ideal não apenas para quem quer construir músculos, mas também para quem perder gordura de maneira mais rápida.

Para ganhar a tão desejada hipertrofia muscular, o corpo precisa de aminoácidos para construir novas cadeias proteicas e assim formar novas fibras musculares. É claro que é necessário ter uma quantidade moderada de carboidratos, pois, sem o açúcar, a proteína dos alimentos não consegue ser quebrada em aminoácidos.

 

Dieta para perder peso

Se o seu objetivo é perder peso sem necessariamente ganhar massa magra, então é preciso fazer uma dieta um pouco diferente da anterior. Apesar de uma dieta com baixo teor de carboidratos também ajudar na perda de peso, ela não é a mais direcionada para este caso.

Há dietas mais moderadas com a adição de alimentos integrais que promovem maior saciedade e também não formam o pico de insulina. Esse pico é o responsável pela transformação do açúcar em excesso na corrente sanguínea em tecido adiposo. Portanto os alimentos com alto índice glicêmico precisam ser evitados.

Você pode recorrer a frutas, verduras e carnes magras além das oleaginosas como nozes, amendoins e castanhas. Elas possuem um alto teor de gordura saudável e que também ajuda a oferecer maior saciedade para o corpo.

Dentro das dietas para emagrecer, uma vem se tornando bastante famosa e já foi destaque até no mundo dos famosos: a Dieta Paleolítica. Tem esse nome por conta do seu cardápio extremamente parecido com o de nossos antepassados, bem antes da agricultura existir. Basicamente, a dieta é feita de carnes de todo tipo, frutas, verduras, hortaliças e grãos. O cozimento dos alimentos deve ser mínimo e a uma temperatura máxima de 180º.

 

Dieta para ganhar peso

Sim, existem pessoas que apresentam uma grande dificuldade para ganhar peso. É muito comum, por exemplo, ver homens falando que não conseguem ganhar uns quilos a mais, especialmente massa magra. Nesse caso, o ideal é começar uma dieta para ganhar peso, porém de forma saudável.

A lógica é simples: coma mais calorias do que consegue gastar. Para isso, também é necessário ter ajuda profissional para calcular quantas calorias você precisa ingerir por dia baseada no seu ritmo de vida. Algumas táticas utilizadas são a alimentação de 3 em 3 horas, não pular nenhuma das refeições e adicionar alimentos com elevado valor calórico como as oleaginosas e frutas.

Ainda que seja para ganhar peso, é preciso evitar os alimentos ricos em açúcares. A única coisa que eles farão é aumentar a massa gorda, ou seja, acúmulo de tecido adiposo na região abdominal.

 

Dieta para hipertensos

Só no Brasil, a hipertensão arterial é a responsável por cerca de 40% dos infartos. Quem é hipertenso precisa de uma alimentação adequada tanto para evitar o aumento da pressão quanto para poder praticar exercícios sem grandes riscos.

Uma ótima alternativa é a Dieta Dash. É uma sigla em inglês que significa Abordagem Dietética para Interromper a Hipertensão. Aqui temos carnes magras, cereais integrais, frutas, verduras e outros. O ponto principal dessa dieta é a redução de sódio durante o dia. De acordo com a OMS, o ideal é 5 gramas por dia, mas na dieta Dash, esse número cai para 2,4 gramas.

Como você pode ver, existem diversas dietas, cada uma utilizada para um objetivo e compatível com o ritmo de vida de cada um. O ideal é ir para um profissional como um nutricionista. Ele saberá qual é a melhor dieta para o seu objetivo. Lembre-se que para ter uma vida mais saudável, uma dieta balanceada deve vir acompanhada da prática de atividades físicas.

Você segue alguma dieta? Compartilhe com a gente como você faz para manter um estilo de vida mais saudável!  

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