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Qual é o tempo necessário para enxergar resultados na musculação?

Qual é o tempo necessário para enxergar resultados na musculação?

A empolgação de entrar na academia e ter um corpo esculpido precisa sobreviver à ansiedade de ver os resultados do seu esforço. Quando começamos a praticar musculação é normal querer ver logo uma diferença no nosso corpo por menor que seja. Mas é preciso ter paciência e perseverar para alcançar os objetivos. Esse tempo varia de acordo com diversos fatores. Saiba quanto tempo é necessário para enxergar resultados na musculação?

O que é ter resultados na musculação?

Antes de mais nada você precisa estabelecer o que esse resultado para você. Por exemplo, você quer hipertrofia, definição muscular, perda de peso ou tudo isso? Entenda que qualquer resultado é válido, afinal de contas, perder ½ quilo já é um sinal, você só precisa saber até que ponto deseja continuar e o que será necessário para alcançá-lo.

O resultado também tem a ver com os seus objetivos e como quer alcançá-los. Por exemplo, você pode traçar metas de curto, médio e longo prazo e cada meta vencida é um resultado positivo que você tem. Pode ser que os efeitos musculares não sejam percebidos logo de início, mas outros benefícios serão alcançados como melhora do humor e maior disposição para o dia a dia.

Ver os resultados do trabalho duro na musculação não é tão difícil, mas pode ser que, em um primeiro momento, o resultado não seja exatamente aquele que você imaginou.

Quais os fatores que interferem?

Resultados na musculação

Os resultados na musculação dependem de uma série de fatores, até mesmo do seu estado emocional, do sexo (homens conseguem hipertrofia muscular mais rápido por causa da testosterona), do quanto você descansa, entre vários outros que interferem diretamente ou indiretamente.

Alimentação

Porém, alguns deles merecem destaque. Por exemplo, a alimentação é essencial e talvez o fator mais importante de todos. Entenda que, durante o treino, as fibras musculares sofrem pequenas lesões e para que ocorra a recuperação, que por sua vez gera a hipertrofia, é necessária a presença de diversos nutrientes, especialmente proteínas e carboidratos.

As proteínas constroem a fibras muscular, mas sem os carboidratos, elas não conseguem se formar. Portanto, uma coisa depende da outra. Vitaminas, gorduras boas e sais minerais também possuem um papel fundamental na construção muscular. Por exemplo, sem o potássio a contração muscular seria impossível, portanto, quanto menos potássio menor o desempenho.

Descanso

Para que haja a recuperação da fibras muscular é preciso ter repouso. Não “trabalhar” o mesmo grupo muscular no dia seguinte é muito importante já que é indicado um descanso de, pelo menos, 48 horas. Por isso, muitos profissionais indicam que se você malhou os membros superiores hoje, amanhã deve treinar os inferiores.

Intensidade

É claro que quanto mais intenso o seu treino, mais rápidos serão os resultados. Muitas pesquisas hoje apontam que o treino ideal não é mais aquele que o aluno passa cerca de 1 hora na academia, mas sim aquele que dura cerca de 30 minutos, mas que consegue trabalhar com intensidade as cadeias musculares.

Mas é preciso ter cuidado e a intensidade deve estar sempre dentro dos limites que o seu corpo suporta. Adicionar cargas muito intensas de treino sem ter a musculatura devidamente preparada pode causar lesões e afastá-lo da academia por um bom tempo.

Quanto tempo para sentir os resultados na musculação?

Não há um número preciso porque, além dos fatores citados acima, há muitos outros como genética, idade, estilo de vida, se já fez ou não atividade física em algum outro momento da vida, etc. Mas, algumas pesquisas colocam uma média: para aumentar a massa magra em 1 quilo, será necessário um intervalo de 60 a 90 dias. Mas isso só acontecerá com alguém que siga os treinamentos e a dieta de forma exemplar.

Agora que você já tem uma noção dos fatores que interferem, veja algumas dicas de como ter mais resultados na musculação!

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